Imprimindo pôsteres em casa: conheça todos os segredos

Nesses tempos de internet 2.0, em que a palavra chave é compartilhar, o que não falta é imagem linda para virar pôster na sua casa, e decorar suas paredes de um jeito bacana e barato.

 

Para que a imagem vire parte da sua decoração é preciso que ela seja impressa, e que fique nítida. Mas como configurar a impressora? Que papel usar? E onde estão as melhores fontes de imagens royalty free (de domínio público, com direitos autorais expirados ou cedidos)? A gente entrega tudo para você!

 

***

Pra colorir as paredes de bom humor, criei 3 pôsteres. :-) É pra você se animar e começar os trabalhos já!

 

Material:

 

Escolhendo o papel

O ideal é escolher um papel mais grossinho, ou papel fotográfico. Mas, a princípio, qualquer tipo de papel serve.

 

 

2-configuracao.png

 

Configurando a impressora

É simples. Envie para impressão usando menus e ícones, ou use o atalho Control+P (Ou Command+P). Das duas maneiras, vai abrir a caixa de diálogo para impressão.

 

Nas impressoras da HP sempre será possível centralizar a imagem, e reduzi-la para que caiba no papel. Neste caso clique no auto-rotate and center, e escolha o Fit to Printable Area. Assim você não corre o risco de imprimir só parte da figura. Regule também para a melhor qualidade de impressão.

 

3-verniz.jpg

 

Acabamento

Depois de impresso o seu pôster, dê uma pausa para secar. Costumo esperar meia hora. Após a pausa, aplique verniz spray para dar acabamento final e proteger a impressão.

 

O verniz spray é encontrado em papelarias. Deve ser aplicado sempre na posição vertical, mantendo uma distância mínima de 30 cm da peça, movimentando o frasco de uma lado para o outro e de cima para baixo. Aplicar camadas finas, intercalando secagem. Depois de seco, deixa sobre a impressão uma película transparente.

 

4-molduras.jpg

 

E a moldura?

Estamos falando de pôsteres caseiros, faça-você-mesmo, despojados. Nesse caso a moldura é super opcional. Claro que a moldura vai dar uma impressão mais tradicional, e bem acabada. Mas opções alternativas podem dar um dinamismo bacana, daí fica fácil trocar de imagens.

 

Eu usei washi tape, porque não estraga a parede e eu posso mudar o tanto que eu quiser. No dcoracao.com você encontra várias molduras alternativas (http://www.dcoracao.com/search/label/MOLDURAS). Mas você pode sem dúvida levar no moldureiro. Uma opção bacana é pedir ao moldureiro que faça o fundo removível, como de um porta-retratos. Assim você também pode trocar a imagem sempre que quiser.

 

Mas onde encontro mais imagens para baixar?

E aí que  a gente resolveu dar mais uma ajudinha e separou algumas opções lindonas e de domínio público pra você imprimir, além é claro das 3 opções criadas para este post. Se joga!

 

- Para pôsteres antigos, de circo, de teatro e cinema, a melhor fonte é o Free Vintage Posters. http://www.freevintageposters.com/

 

- A Biblioteca do Congresso americano tem 14 milhões de gravuras, fotografias e outros materiais visuais sem restrições de direitos de autor, ou seja, que você pode usar livremente.  http://www.loc.gov/pictures/

 

- Quando o assunto é ilustração botânica uma fonte bacaníssima é a Biodiversity Heritage Library (https://www.flickr.com/photos/biodivlibrary/sets/). Para fazer o download, clique na imagem, e depois na seta para baixo, no canto direito.

 

poster_05.png

 

- Quer mais fontes de imagens? A Wikipedia tem uma lista (http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia: Public_domain_image_resources) enorme de sites com imagens de domínio público.

 

- Desenhos mais moderninhos podem ser achados no Open Art Project (http://openartproject.com/) e no Feed Your Soul (http://indiefixx.com/Feed_your_soul/downloads.html)

 

Como saber se a imagem tem boa qualidade para impressão, ou se vai ficar pixelada?

Para que uma impressão fique com boa qualidade, a imagem deve ter em torno de 300DPI. DPI significa “dots per inch” e é uma unidade que define a qualidade de uma imagem para impressão ou vídeo.

 

No Windows, para saber quantos DPI tem a sua imagem, clique nela com o botão direito do mouse. Selecione "Propriedades" no menu. Selecione Avançado (ou Details). Nas propriedades avançadas ver, os campos "Resolução Horizontal" e "resolução vertical".

 

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa, e pode sair imprimindo. Assim suas paredes nunca mais sofrerão de palidez. :-)

Comentários
por Marina_Vilar
em ‎10-25-2014 01:51 PM
Me empolguei. Imprimi posteres do link e também os que vc postou aqui Vivi. Adorei Smiley feliz
por sheila oliveira (HP_SheilaO)
em ‎10-28-2014 07:34 AM

Marina, adoramos saber que você gostou da dica e ainda colocou a mão na massa!!!

 

Esperamos que continue curtindo muito esse nosso novo mundo de ideias.

Pesquisa Mundo de Ideias HP
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer 
Marcadores
Sobre a Autora