Como fazer caixinhas para lembrancinhas

Pessoal, fiquei muito feliz quando a HP me convidou para o desafio de fazer um DIY! Recebi três fotos, que fazem parte de um projeto muito legal entre a HP e o jornalista José Ramalho, chamado Rota da Seda. Tive que criar uma ideia inspirada nestas fotos, que têm o tema “Cores”.

 

Como as imagens eram lindas e muito coloridas, decidi usá-las no próprio DIY. Pensei muito no que fazer e como as cores estão relacionados a tudo na nossa vida – com o nosso bem-estar e alegria. Quando estamos felizes, nosso dia parece mais colorido;  quando estamos tristes, parece que o dia está sem cor. Não é verdade?!

 

Então decidi trazer uma lembrancinha para vocês darem no fim de alguma festa ou presentearem alguém especial – afinal, nada nos deixa mais felizes do que receber um presente único feito por alguém que nos ama.

 

No vídeo, eu ensino o passo a passo de três lembrancinhas, cada uma inspirada em uma das fotos que eu recebi da HP. É muito fácil de fazer! Vou deixar o material necessário e o tutorial aqui caso vocês prefiram ler.

 

 

Materiais necessários

 

- Impressora HP Deskjet Ink Advantage 3546

 

- Cartuchos Originais HP 662 preto e colorido

 

- Molde em PDF para fazer a caixinha nos dois tamanhos (clique aqui para baixar)

 

- 1 pedaço de papel cartolina ou papel paraná

 

- Papel estampado

 

- Tesoura

 

- Régua

 

- Cola

 

- Fita de cetim

 

- Lápis ou caneta para transferir o molde

 

 

Passo a passo para fazer a caixinha de presente:

 

  1. Passe o molde da caixinha para o papel que você escolheu. Como o molde é quadrado, você fará nove quadrados (serão três linhas com três quadrados lado a lado).

 

  1. Faça uma marcação diagonal nos quadrados dos cantos (serão quatro). Depois, corte nessa marcação.

 

  1. Dobre o papel em todas as marcações.

 

  1. Monte a caixa dobrando os cantos diagonais para dentro entre um lado e outro da caixa.

 

  1. Decore o lado de fora da caixa com o papel estampado que você escolheu. Eu, por exemplo, recortei a imagem em vários pedaços e colei.

 

  1. Decore a parte de dentro da caixa do jeito que mais gostar.

 

  1. Transfira o molde da tampa da caixa para o papel que você escolheu.

 

  1. Recorte as quatro pontas do molde para fazer a aba da caixa.

 

  1. Dobre nas marcações e cole as pontas que foram cortadas de maneira que forme a tampa da caixa.

 

  1. Decore a tampa da caixa do jeito que preferir.

 

  1. Coloque o presente ou a lembrancinha dentro da caixinha.

 

  1. Faça um laço com a fita de cetim.

  

A primeira caixinha está pronta!!! Vamos aprender a fazer o cartão...

 

 

  1. Pegue a folha estampada que você escolheu numa gramatura mais dura e transfira o molde do cartão para a parte de trás da folha.

 

  1. Dobre a folha nas marcações.

 

  1. Decore a parte de dentro do cartão da maneira que preferir.

 

  1. Cole a mensagem do cartão.

 

  1. Para fechar o cartão, faça um coração de papel e cole com uma fita durex.

 

Está pronto! Piscadela do Smiley

 

 

 

Para fazer a outra caixa, siga os seguintes passos:

 

  1. Passe o molde da caixa para a parte de trás da folha estampada que você escolheu.

 

  1. Dobre a folha nas marcações do molde.

 

  1. Recorte as marcações do molde na parte de baixo da folha.

 

  1. Cole uma ponta da folha na outra e monte a caixa.

 

  1. Cole o fundo da caixa.

 

  1. Transfira o molde da tampa da caixa para a folha que você escolheu.

 

  1. Recorte as pontas e cole de maneira que forme a tampa.

 

É isso!

 

 

Essas são as três dicas de lembrancinha que eu trouxe de acordo com o tema “Cores”, mas você pode usar a caixa e o cartão em várias ocasiões!

 

Espero que gostem. Smiley feliz

Um super beijo!!!

 

Este projeto foi originalmente criado pela blogueira Lucy, do Blog Show de Artesanato.   

Marcadores: Novidades

Como fazer um porta utensílios de cozinha

Sabe aqueles utensílios fofos da sua cozinha, que não merecem ficar escondidos na gaveta? Hoje vou mostrar pra vocês como fazer um porta-utensílios superfácil e barato, inspirado no projeto Rota da Seda, do jornalista e fotógrafo José Ramalho em parceria com a HP.

 

Pra fazer em casa, você vai precisar de:

 

- Impressora HP Deskjet Ink Advantage 3546


Cartuchos Originais HP 662 preto e colorido

 

- Foto ou uma estampa impressa (se quiser usar a mesma que eu, é só baixar aqui, aqui  e aqui);

 

- Tábua de corte pequena;

 

- Lata vazia de molho de tomate, leite condensado ou outra parecida;

 

- Tinta spray da cor que você preferir;

 

- Cola de silicone;

 

- Cola de contato.

 

O passo a passo detalhado, você confere no vídeo. É tudo muito simples, olha só!

 

 

  1. O primeiro passo é pintar a lata. Eu usei a tinta spray dourada, mas você pode escolher a cor que quiser, claro.

  2. Quando a tinta secar, corte o papel no tamanho certinho pra envolver a lata e cole usando cola de silicone.
  3. Então, use a cola de contato para grudar a lata já decorada na tábua de corte. Depois de algumas horas, o nosso organizador de utensílios já está prontinho pra usar. Smiley feliz

Espero que vocês tenham gostado da ideia e do vídeo. Um beijo e muitas boas ideias pra vocês. <3

 


Este projeto foi originalmente criado pela blogueira Daniela Vasconcelos do Blog Ricota Não Derrete

Marcadores: Novidades

Personalizando sua porta com arabescos

Fiquei muito empolgada quando recebi o desafio da HP para fazer um DIY para vocês aqui no Mundo de Ideias. Juro que fiquei bem surpresa quando recebi o tema, mas achei a proposta e o projeto da HP muito legais – e gostei ainda mais pelo fato de me tirar da zona de conforto e por poder buscar referências e projetos novos para meus vídeos.

 

O desafio proposto foi este:

 

A HP me enviou estas três fotos, que fazem parte de um projeto muito legal chamado Rota da Seda, feito em parceria com o jornalista e fotógrafo José Ramalho. Inspirada nessas fotos, eu deveria criar uma ideia DIY com o tema “Arquitetura”.

 

E o que eu fiz?

 

Comecei a pesquisar pelas fotos e descobri que todas fazem parte do estilo arquitetônico árabe, que possui como uma de suas características mais marcantes o uso de arabescos – que aparece nas três imagens –, tanto orgânicos, quanto geométricos.

 

Então eu passei a pesquisar diversas referências de arabescos e padrões geométricos ligados à cultura árabe e que tivessem uma forma fácil de ser entendida e replicada por todos vocês. Cheguei, então, em um padrão de setas.

 

Depois disso, eu queria que o tema "Arquitetura" estivesse um pouco mais presente, mas não só pelo estilo arquitetônico. Foi aí que eu decidi trabalhar com um item muito importante da arquitetura, que está presente na casa de todos nós: A PORTA.

 

Resumindo, eu vou mostrar como você pode personalizar sua porta usando tinta e fita. Vamos criar juntos um lindo arabesco geométrico ou qualquer outra forma e desenho que você queira brincar e inventar para deixar a porta com a sua cara! <3 Vamos lá?

 

Materiais

 

 

 

 

Acompanhando o vídeo, você vai perceber que é bem fácil! Mas, para quem preferir, eu vou deixar o passo a passo aqui também:

 

  1. Primeiro você vai precisar imprimir o molde de flecha (que você pode baixar clicando aqui), recortá-lo, passá-lo para o papel paraná e, então, utilizar o estilete para criar o seu molde de base para o arabesco.
  2. Já na porta, retire a maçaneta para poder fazer os detalhes do desenho com precisão.
  3. Pinte sua porta com a cor de fundo que desejar. Eu escolhi a cor branca, então não precisei pintar! Smiley feliz Caso você tenha que pintar a sua, não se esqueça de deixá-la secar bem – por pelo menos 2 dias antes de fazer o padrão com as fitas. Assim você não corre o risco de a tinta descascar enquanto estiver trabalhando na porta.
  4. Escolha a posição de seu padrão para começar a desenhar, apoie o seu molde na porta e comece a contorná-lo.

Quando estiver contornando o molde, lembre-se de que não é necessário contornar a linha de base da seta. 

 

  1. Depois que você terminar de contornar a primeira seta, pegue o molde, encaixe-o nesta primeira e continue contornando. Lembrando que você não precisa fazer de novo os traços que você já fez. Continue girando a seta, fazendo com que ela sempre se encaixe na anterior até preencher toda a superfície da porta.
  2. Com tudo desenhado, você vai pegar a fita crepe e passar bem no meio de cada traço das setinhas que você acabou de desenhar. Cole a fita e, em seguida, aperte com o dedo para grudar melhor.

Tenha certeza de que cada pedaço de fita é maior que o traço em que for colado para que passem uma por cima das outras, assim você pode cortar essas sobras com o estilete e fazer um acabamento bem certinho.


Siga colando a fita crepe por todos os traços que você desenhou na porta.

  1. Com todas as fitas coladas, é hora de fazer o acabamento que mencionei acima. Passe o estilete bem de levinho por cima daquelas sobrinhas de fita que ficaram e retire-das da porta, assim o acabamento da seta ficará perfeito.

Aqui vai uma ótima dica para trabalhos feitos com fita na madeira e também na parede: Para evitar que a tinta passe pelos cantinhos da fita e estrague o seu desenho, você vai pegar um pouquinho de massa "tapa-tudo" (ou massa corrida) na ponta do dedo e passar por todas as bordas da sua fita crepe. Isso vai criar uma barreira na borda da fita, impedindo que a tinta entre pelos poros da superfície.

 

  1. É hora de pintar! Para isso, pegue seu rolinho, molhe na tinta que você escolheu para pintar o padrão e passe pela porta toda, sempre no mesmo sentido.

Escolha uma tinta que não seja à base d'água, pois ela seca muito rápido e cria uma película que estragará o seu desenho na hora de retirar a fita.

  1. Depois de pintar a porta toda, espere no máximo 5 minutos e remova toda a fita com bastante cuidado. Não espere a tinta secar, pois ela formará a tal película que comentei acima e estragará todo o desenho.

  2. Sua porta ficará completamente renovada e moderna, mas não acabou por aí, não! Para dar um "tchan", você vai escolher uma tinta bem vibrante da qual você goste e pintar as duas laterais: tanto o lado da fechadura, como o lado de dentro.

 

Agora sua porta está pronta e com aquele toque de personalidade! Diferente de qualquer outra que você encontrar por aí. Smiley feliz 

 

Este projeto foi originalmente criado pela blogueira Karla Amadori do Blog DIYcore

 

Marcadores: Novidades
Siga-nos
Pesquisa Mundo de Ideias HP
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer